Políticas públicas de internacionalização: os cursos de japonês dentro do Idiomas sem Fronteiras

Autores

  • Daniela Nogueira de Moraes Garcia Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Assis, São Paulo, Brasil http://orcid.org/0000-0003-2813-7538

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2566

Palavras-chave:

políticas públicas de internacionalização, língua japonesa, tecnologias.

Resumo

Considerando as políticas públicas de internacionalização, o programa Idiomas sem Fronteiras ofereceu cursos a instituições de ensino superior e valorizou a formação de professores (SARMENTO; ABREU-E-LIMA; MORAES FILHO, 2016). Os cursos de inglês, espanhol, alemão, francês, japonês e português para estrangeiros atenderam um cronograma nacional. As aulas eram presenciais, mas, segundo especificidades, ocorreram, também, em tempo real, on-line, com o suporte das tecnologias na articulação de contextos importantes. Baseados no potencial das novas tecnologias (COSCARELLI, 2016), com o apoio da Fundação Japão, abordamos o curso on-line de japonês em uma universidade multicampus. Apresentamos a logística desde o treinamento dos professores/tutores, o acompanhamento pedagógico, planejamento, estratégias, divulgação, inscrição e realização do curso. Como resultados, notamos uma demanda existente e antes não atendida por questões geográficas e, também, procedimentos importantes em termos de avaliação e evasão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEHRENS, M. A. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, J. M. et al. (org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013. p. 73-140.

COSCARELLI, C. V. Navegar e ler na rota do aprender. In: COSCARELLI, C. V. (org.) Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 11-14.

KANEKO-MARQUES, S. M.; GARCIA, D. N. M. Implementação do Programa Idiomas sem Fronteiras na UNESP. Revista Estudos Linguísticos, v. 48, n. 1, p. 242-261, abr. 2019.

MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e tecnologias de informação e comunicação. In: MORAN, J. M. et al. (org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013. p. 141-171.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, J. M. et al. (org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.

p. 11-72.

SARMENTO, S.; ABREU-E-LIMA, D. M.; MORAES FILHO, W. B. (org.). Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras: a construção de uma política linguística para internacionalização. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.

SOUZA, F. M.; SANTOS, G. F. Velhas práticas em novos suportes? As tecnologias digitais como mediadoras do complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas. São Paulo: Mentes Abertas, 2019.

Downloads

Publicado

17-12-2020

Como Citar

Garcia, D. N. de M. (2020). Políticas públicas de internacionalização: os cursos de japonês dentro do Idiomas sem Fronteiras. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(3), 1337–1358. https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2566

Edição

Seção

Artigos