Pronomes pessoais na interlíngua do surdo aprendiz de português (L2) escrito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2620

Palavras-chave:

interlíngua, sistema pronominal, Língua de Sinais Brasileira, português brasileiro

Resumo

O estudo investiga a interlíngua de surdos falantes da Língua de Sinais Brasileira (LSB) aprendizes de português brasileiro (PB) escrito como segunda língua (L2). Adotando a hipótese da interferência da L1, examinamos o uso do sistema pronominal na posição sintática de sujeito, no desenvolvimento da língua alvo (PB). Para tanto, tomamos como referência o papel do traço de animacidade na distinção entre verbos simples, que codificam o padrão “o corpo como sujeito”, e verbos de concordância, que codificam o padrão “corpo-espaço” na LSB. Os resultados preliminares do teste experimental apontam para a existência de desenvolvimento linguístico em função do nível de escolarização, bem como para o papel do traço de animacidade como um efeito positivo de interferência da L1 no uso convergente do pronome de 3ª pessoa na interlíngua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telma Rosa Andrade, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), São João Del Rei, Minas Gerais, Brasil

Professora Adjunta, nível 4 do Departamento de Letras, Artes e Culturas da Universidade Federal de São João del Rei. Mestre em Linguística, pela Universidade de Brasília. Pesquisadora na área de teoria da gramática e de linguística de línguas de sinais.

Heloísa Maria Moreira Lima-Salles, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil

Professora Associada do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Instituto de Letras, Universidade de Brasília. Doutora em Linguística, pela Universidade do País de Gales (Reino Unido). Pesquisadora na área de teoria da gramática e de ensino de português.

Referências

ANDRADE, T. R. Pronomes pessoais na interlíngua do surdo/a aprendiz de português L2 (escrito). 2016. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

CHAN-VIANNA, A. Aquisição de português por surdos: estruturas de posse. 2003. Dissertação (Doutorado em Linguística) – Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2003.

CHOMSKY, N. O Conhecimento da Língua – sua natureza, origem e uso. Tradução Anabela Gonçalves e Ana Teresa Alves. Lisboa: Caminho, 1994.

CHOMSKY, N. O Programa Minimalista. Tradução Eduardo P. Raposo. Lisboa: Caminho, 1999.

CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

ELIS, R. Second language Acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1997.

FELIPE, T. A. LIBRAS em contexto: livro do estudante. MEC/SEESP. (Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos). Brasília, 2007.

FERREIRA, H. A reflexividade/reciprocidade na Língua de Sinais Brasileira. Anais do II Congresso Internacional Línguas, Culturas e Literaturas em Diálogo. Universidade de Brasília, 2018, p. 2077-2088. Disponível em: https://www.lcldialogobrasilia2018.com. Acesso em: 31 ago. 2019.

FERREIRA BRITO, L. Por uma gramática de línguas de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro UFRJ, 2010.

KLIMA, E.; BELLUGI, U. The signs of language. Cambridge, MA: Harvard University, 1979.

MEIR, I. et al. Repensando classes verbais em línguas de sinais: o corpo como sujeito. In: QUADROS, M. R.; VASCONCELLOS, B. L. M. Questões teóricas das pesquisas em línguas de sinais. Florianópolis: Editora Arara Azul, 2006. p. 87-106.

MOREIRA, R. L. Uma descrição da dêixis de pessoa na Língua de Sinais Brasileira: pronomes pessoais e verbos indicadores. 2007. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Linguística Geral) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

QUADROS, R. M. Educação de Surdos: a Aquisição da Linguagem. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1997.

QUADROS, R.; KARNOPP, L. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.

SELINKER, L. Interlanguage. IRAL, v. 10, n. 3, p. 209-231, 1972.

WHITE, L. Second Language Acquisition and Universal Grammar. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

Downloads

Publicado

17-12-2020

Como Citar

Andrade, T. R., & Lima-Salles, H. M. M. (2020). Pronomes pessoais na interlíngua do surdo aprendiz de português (L2) escrito. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(3), 1166–1184. https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2620

Edição

Seção

Artigos