Pronomes pessoais na interlíngua do surdo aprendiz de português (L2) escrito

Autori

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2620

Parole chiave:

interlíngua, sistema pronominal, Língua de Sinais Brasileira, português brasileiro

Abstract

O estudo investiga a interlíngua de surdos falantes da Língua de Sinais Brasileira (LSB) aprendizes de português brasileiro (PB) escrito como segunda língua (L2). Adotando a hipótese da interferência da L1, examinamos o uso do sistema pronominal na posição sintática de sujeito, no desenvolvimento da língua alvo (PB). Para tanto, tomamos como referência o papel do traço de animacidade na distinção entre verbos simples, que codificam o padrão “o corpo como sujeito”, e verbos de concordância, que codificam o padrão “corpo-espaço” na LSB. Os resultados preliminares do teste experimental apontam para a existência de desenvolvimento linguístico em função do nível de escolarização, bem como para o papel do traço de animacidade como um efeito positivo de interferência da L1 no uso convergente do pronome de 3ª pessoa na interlíngua.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Telma Rosa Andrade, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), São João Del Rei, Minas Gerais, Brasil

Professora Adjunta, nível 4 do Departamento de Letras, Artes e Culturas da Universidade Federal de São João del Rei. Mestre em Linguística, pela Universidade de Brasília. Pesquisadora na área de teoria da gramática e de linguística de línguas de sinais.

Heloísa Maria Moreira Lima-Salles, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil

Professora Associada do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Instituto de Letras, Universidade de Brasília. Doutora em Linguística, pela Universidade do País de Gales (Reino Unido). Pesquisadora na área de teoria da gramática e de ensino de português.

Riferimenti bibliografici

ANDRADE, T. R. Pronomes pessoais na interlíngua do surdo/a aprendiz de português L2 (escrito). 2016. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

CHAN-VIANNA, A. Aquisição de português por surdos: estruturas de posse. 2003. Dissertação (Doutorado em Linguística) – Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2003.

CHOMSKY, N. O Conhecimento da Língua – sua natureza, origem e uso. Tradução Anabela Gonçalves e Ana Teresa Alves. Lisboa: Caminho, 1994.

CHOMSKY, N. O Programa Minimalista. Tradução Eduardo P. Raposo. Lisboa: Caminho, 1999.

CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

ELIS, R. Second language Acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1997.

FELIPE, T. A. LIBRAS em contexto: livro do estudante. MEC/SEESP. (Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos). Brasília, 2007.

FERREIRA, H. A reflexividade/reciprocidade na Língua de Sinais Brasileira. Anais do II Congresso Internacional Línguas, Culturas e Literaturas em Diálogo. Universidade de Brasília, 2018, p. 2077-2088. Disponível em: https://www.lcldialogobrasilia2018.com. Acesso em: 31 ago. 2019.

FERREIRA BRITO, L. Por uma gramática de línguas de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro UFRJ, 2010.

KLIMA, E.; BELLUGI, U. The signs of language. Cambridge, MA: Harvard University, 1979.

MEIR, I. et al. Repensando classes verbais em línguas de sinais: o corpo como sujeito. In: QUADROS, M. R.; VASCONCELLOS, B. L. M. Questões teóricas das pesquisas em línguas de sinais. Florianópolis: Editora Arara Azul, 2006. p. 87-106.

MOREIRA, R. L. Uma descrição da dêixis de pessoa na Língua de Sinais Brasileira: pronomes pessoais e verbos indicadores. 2007. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Linguística Geral) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

QUADROS, R. M. Educação de Surdos: a Aquisição da Linguagem. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1997.

QUADROS, R.; KARNOPP, L. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.

SELINKER, L. Interlanguage. IRAL, v. 10, n. 3, p. 209-231, 1972.

WHITE, L. Second Language Acquisition and Universal Grammar. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

Pubblicato

2020-12-17

Come citare

Andrade, T. R., & Lima-Salles, H. M. M. (2020). Pronomes pessoais na interlíngua do surdo aprendiz de português (L2) escrito. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(3), 1166–1184. https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2620

Fascicolo

Sezione

Artigos