Os verbos “lembrar(-se)” e “esquecer(-se)”: um estudo variacionista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i2.3081

Palavras-chave:

variação linguística, verbos pronominais, sociolinguística.

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar a variação na regência dos verbos “lembrar(-se)” e “esquecer(-se)”, considerando-se duas variantes: a forma pronominal e a forma não pronominal. Para tanto, utilizou-se a Sociolinguística Variacionista como fundamento teórico-metodológico e o Corpus D&G e o banco de dados Iboruna como universo de coleta de dados, além do pacote estatístico Goldvarb para sistematização quantitativa das ocorrências. Os resultados apontam uma baixa frequência de uso da forma pronominal dos verbos em todas as variáveis extralinguísticas selecionadas (localidade, gênero, grau de escolaridade, modalidade da língua e tipo de texto), o que indica que o uso da variante não pronominal não é alvo de estigmatização. Além disso, constatou-se que os verbos sob análise não apresentam o mesmo comportamento no que diz respeito à variante não pronominal, com maior incidência de “esquecer(-se)” como verbo transitivo direto e de “lembrar(-se)” como verbo transitivo indireto.

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Publicado

23-07-2021

Como Citar

Santos, K. R. C. dos. (2021). Os verbos “lembrar(-se)” e “esquecer(-se)”: um estudo variacionista. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(2), 870–892. https://doi.org/10.21165/el.v50i2.3081

Edição

Seção

Artigos