(N)a busca da palavra ortográfica: flutuações na segmentação de palavra em textos dos anos iniciais do EF
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v52i1.3491Resumo
Este artigo trata de flutuações na segmentação de palavras, como “que ria” > “queria”, em textos de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados foram produzidos em contexto escolar, cujas atividades abordaram critérios de identificação de fronteiras de palavra. Investigamos, a partir de análises quanti e qualitativas, como flutuaram as hipóteses de representação de palavra que emergiram do imaginário infantil antes e depois das atividades sobre segmentação de palavra. Os resultados obtidos demonstram haver tendência de registros convencionais de fronteira de palavra após as atividades desenvolvidas acerca dos critérios de segmentação de palavras, bem como alta recorrência de grafias que envolvem a atuação de constituintes mais baixos da hierarquia prosódica. A partir de tais resultados, argumentamos que as flutuações, por um lado, possibilitam observar aspectos de enunciados falados e escritos mobilizados durante a aquisição da noção (instável) de palavra e, por outro, contribuem para a reflexão sobre possibilidades de ensino de ortografia.
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