O discurso surdo no YouTube: uma análise da semiótica greimasiana do vídeo “Por que sou surdo?”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v54i2.3808

Resumo

Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o discurso do Surdo influencer Gabriel Isaac, e compreender como esse sujeito apresenta e reproduz os artefatos culturais surdos nas suas redes sociais. A pesquisa justifica-se pela necessidade de visibilizar a cultura e identidade surda nas redes sociais, espaços em que sujeitos como Gabriel Isaac promovem discursos de resistência, compreender essas práticas contribui para os estudos sobre representatividade, bilinguismo e inclusão sociocultural. O norte teórico metodológico da pesquisa é a semiótica greimasiana (Greimas; Courtés, 1979), dela, empregou-se o modelo conhecido como percurso gerativo do sentido. O vídeo apresentado é “Por que sou surdo?” e contém artefatos como o bilinguismo, condições de surdez no meio familiar surdo, entre outros temas. A análise traça uma reflexão sobre o mundo surdo e o ouvinte e a relação entre eles. A pesquisa também tem como pano de fundo para suas reflexões conceitos de autores como: Strobel (2008), Perlin (2016), Pinheiros (2013), que tem foco na cultura, identidades, lutas e militâncias surdas fora e dentro das redes sociais.

Palavras-chave: Youtuber Surdo; artefatos culturais; identidade surda; cultura surda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isis Tatiane Lima Alves, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil

Possui graduação em Letras - Libras pela Universidade Federal do Amazonas (2018), pós-graduação em Libras com docência em Ensino Superior (2021), pós-graduação em Tecnologias Educacionais para a Docência em Educação Profissional e Tecnológica (2021) e mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2024). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação tecnológica e Discurso surdo, atuando principalmente nos seguintes temas: artefato cultural, análise do discurso, surdo, identidades, cultura surda, ciberativismo surdo.

Downloads

Publicado

27-02-2026

Como Citar

Lima Alves, I. T. (2026). O discurso surdo no YouTube: uma análise da semiótica greimasiana do vídeo “Por que sou surdo?”. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 54(2), 439–454. https://doi.org/10.21165/el.v54i2.3808

Edição

Seção

Artigos