O conceito de coesão textual em retextualizações produzidas por formandos do curso de Letras

Orlando de Paula

Resumo


Investigamos o(s) conceito(s) de coesão textual em textos de formandos do curso de Letras de universidades públicas e particulares do Brasil. Trata-se de textos produzidos ao responderem uma questão discursiva da prova de Linguística e Língua Portuguesa do Exame Nacional de Estudantes–2001, a qual tinha como pressuposto o conhecimento sobre coesão textual. Para tanto, este trabalho baseia-se no conceito de interacionismo dialógico e no conceito de
heterogeneidade(s) enunciativa(s). Nesta pesquisa, tratamos apenas dos casos de heterogeneidade mostrada não marcada. Como resultado, as referências à coesão textual são feitas por meio do emprego de recursos coesivos nas retextualizações produzidas por esses formandos, o que nos indica que devemos repensar o modo de avaliarmos as produções escritas de nossos alunos.


Palavras-chave


coesão textual; retextualização; heterogeneidade; dialogismo.

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