O conceito de coesão textual em retextualizações produzidas por formandos do curso de Letras

Autores/as

  • Orlando de Paula

Palabras clave:

coesão textual, retextualização, heterogeneidade, dialogismo.

Resumen

Investigamos o(s) conceito(s) de coesão textual em textos de formandos do curso de Letras de universidades públicas e particulares do Brasil. Trata-se de textos produzidos ao responderem uma questão discursiva da prova de Linguística e Língua Portuguesa do Exame Nacional de Estudantes–2001, a qual tinha como pressuposto o conhecimento sobre coesão textual. Para tanto, este trabalho baseia-se no conceito de interacionismo dialógico e no conceito de
heterogeneidade(s) enunciativa(s). Nesta pesquisa, tratamos apenas dos casos de heterogeneidade mostrada não marcada. Como resultado, as referências à coesão textual são feitas por meio do emprego de recursos coesivos nas retextualizações produzidas por esses formandos, o que nos indica que devemos repensar o modo de avaliarmos as produções escritas de nossos alunos.

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Publicado

2016-04-04

Cómo citar

Paula, O. de. (2016). O conceito de coesão textual em retextualizações produzidas por formandos do curso de Letras. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(3), 1162–1173. Recuperado a partir de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/922

Número

Sección

Análise do Discurso