O fórum como uma “ação comunitária de aprendizagem”: caminhos para a formação de professores de língua portuguesa

Fabiana Poças Biondo

Resumo


Situado no campo da linguística aplicada, este artigo pretende contribuir na proposição de reflexões sobre ensino-aprendizagem de línguas e formação de professores no contexto dos estudos sobre interações mediadas por TIC. O objetivo principal é analisar as interações estabelecidas em um fórum online da disciplina Língua Portuguesa II de um curso de licenciatura em Letras, buscando discutir o potencial desse recurso para a criação de um espaço comunitário de aprendizagem. Argumentamos em uma direção que considera a capacidade de um espaço comunitário para o estabelecimento de relações de caráter mais estreito e transformador que a simples agregação em meio eletrônico e mostramos que o fórum em análise aponta para a possibilidade de se construir uma aprendizagem colaborativa por meio do que estamos nomeando de uma “ação comunitária de aprendizagem”.

Palavras-chave


fórum online; comunidade virtual; ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)