O fórum como uma “ação comunitária de aprendizagem”: caminhos para a formação de professores de língua portuguesa

Autores

  • Fabiana Poças Biondo

Palavras-chave:

fórum online, comunidade virtual, ensino-aprendizagem.

Resumo

Situado no campo da linguística aplicada, este artigo pretende contribuir na proposição de reflexões sobre ensino-aprendizagem de línguas e formação de professores no contexto dos estudos sobre interações mediadas por TIC. O objetivo principal é analisar as interações estabelecidas em um fórum online da disciplina Língua Portuguesa II de um curso de licenciatura em Letras, buscando discutir o potencial desse recurso para a criação de um espaço comunitário de aprendizagem. Argumentamos em uma direção que considera a capacidade de um espaço comunitário para o estabelecimento de relações de caráter mais estreito e transformador que a simples agregação em meio eletrônico e mostramos que o fórum em análise aponta para a possibilidade de se construir uma aprendizagem colaborativa por meio do que estamos nomeando de uma “ação comunitária de aprendizagem”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-04-2016

Como Citar

Biondo, F. P. (2016). O fórum como uma “ação comunitária de aprendizagem”: caminhos para a formação de professores de língua portuguesa. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(2), 705–719. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/960

Edição

Seção

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas