NOVA EDIÇÃO DA ESTUDOS LINGUÍSTICOS NO AR

07-12-2016
Prezados Associados do GEL,

Finalizamos, hoje, uma jornada de cinco anos frente à revista Estudos Linguísticos do GEL. Durante esse período, optamos por fazer uma revista alinhada com os bons indicadores CAPES, aperfeiçoando, a cada dia, a qualidade de nosso trabalho.

Desde 2014, publicamos a revista no sistema OJS <https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos> e, paulatinamente, estamos migrando as edições anteriores para esse novo "site". A nova plataforma permitiu que os metadados dos artigos aí dispostos fossem indexados nos bancos de dados do Portal de Periódicos da CAPES, Latindex, Livre e  Ibict-SEER. A indexação dará maior visibilidade aos cerca de cinco mil artigos já publicados pela Estudos Linguísticos, desde 1978.

Nesse novo Sistema, igualmente, trabalhamos por critérios de avaliação mais apurados, selecionando e consequentemente diminuindo o número de artigos publicados. Mantivemos, ainda, o qualis B2 da revista durante esses anos, “pavimentando-a” para uma nova etapa no processo editorial exigido pelos órgãos competentes. O número de pareceristas foi consideravelmente aumentado em todas as áreas.

Foi uma época de trabalho intenso e de rico aprendizado.

Gostaria de agradecer a todos que confiaram em meu trabalho, em especial, às professoras Olga Coelho; Ieda Maria Alves, Rosana do Carmo Novaes Pinto e Luciane de Paula. Esse trabalho com o novo "site" não seria factível sem a ajuda do Milton Bortoleto, meu auxiliar editorial.

Os três tomos do vol. 45 da revista Estudos Linguísticos do Gel agora publicados <http://bit.ly/2fJo8CW>, <http://bit.ly/2fOkkU4> e <http://bit.ly/2ghi9cp> trazem os trabalhos apresentados (e selecionados) no 63º.  Seminário do GEL, realizado na Universidade Estadual de Campinas, em julho de 2015. Todos os artigos, a partir dessa edição, terão seu número DOI.

A partir do vol. 46, o trabalho editorial já está sendo conduzido pelo Professor Carlos Eduardo Mendes de Moraes, a quem desejamos pleno sucesso.

Cordialmente,
Marcelo Módolo.