(Trans)formação e representação da mulher no Bildungsroman feminino contemporâneo

Autor/innen

  • Maria Alessandra Galbiati

Schlagworte:

Bildungsroman feminino contemporâneo, representação da mulher, literaturas de língua inglesa, autoria feminina, gênero.

Abstract

O principal objetivo deste artigo é apresentar o Bildungsroman feminino contemporâneo, de autoria feminina, publicado a partir de 1970, cuja protagonista é uma mulher (criança, adolescente ou adulta). Para isso, parte-se do contexto sócio-histórico alemão, no qual o gênero Bildungsroman se originou. Em seguida, nota-se a adoção dessa estrutura temático-formal pelas escritoras do século XIX e a atualização, segundo os acontecimentos sociais, políticos e culturais na história da mulher ocidental. Citando exemplos de Bildungsromane femininos contemporâneos em inglês, verifica-se, dentro de uma problemática teórico-terminológica, a originalidade e a autonomia do gênero. Por fim, constata-se que a especificidade da Bildung feminina, a redefinição de papéis sociais/sexuais e o ponto de vista das autoras mudaram a representação da mulher no Bildungsroman feminino.

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Veröffentlicht

2016-04-04

Zitationsvorschlag

Galbiati, M. A. (2016). (Trans)formação e representação da mulher no Bildungsroman feminino contemporâneo. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(3), 1716–1728. Abgerufen von https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1292

Ausgabe

Rubrik

Literatura Estrangeira