(Trans)formação e representação da mulher no Bildungsroman feminino contemporâneo
Mots-clés :
Bildungsroman feminino contemporâneo, representação da mulher, literaturas de língua inglesa, autoria feminina, gênero.Résumé
O principal objetivo deste artigo é apresentar o Bildungsroman feminino contemporâneo, de autoria feminina, publicado a partir de 1970, cuja protagonista é uma mulher (criança, adolescente ou adulta). Para isso, parte-se do contexto sócio-histórico alemão, no qual o gênero Bildungsroman se originou. Em seguida, nota-se a adoção dessa estrutura temático-formal pelas escritoras do século XIX e a atualização, segundo os acontecimentos sociais, políticos e culturais na história da mulher ocidental. Citando exemplos de Bildungsromane femininos contemporâneos em inglês, verifica-se, dentro de uma problemática teórico-terminológica, a originalidade e a autonomia do gênero. Por fim, constata-se que a especificidade da Bildung feminina, a redefinição de papéis sociais/sexuais e o ponto de vista das autoras mudaram a representação da mulher no Bildungsroman feminino.