A construção de uma imagem de si no contexto escolar: um estudo sobre as modalizações

Autori

  • Débora Massmann

Parole chiave:

redação escolar, argumentação, modalização, ethos.

Abstract

Este trabalho descreve e analisa o fenômeno da modalização com o objetivo de depreender a imagem do enunciador escolar, isto é, o seu ethos. Para tanto, organizou-se um corpus composto de 74 produções dissertativo-argumentativas elaboradas por alunos de Ensino Médio. Fundamentado teoricamente nos postulados da nova retórica, principalmente em autores como Perelman e Olbrechts-Tyteca (2002) e Amossy (2005, 2006), este estudo investigou as atitudes e as posições do enunciador diante de si mesmo, do seu enunciatário e, principalmente, do seu dizer. A análise das modalizações mostrou que o ethos do enunciador escolar foi construído com base em uma imagem pré-estabelecida pela doxa. Os resultados obtidos apontam para uma imagem ideal única para o enunciador de textos dissertativo-argumentativos do contexto escolar.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2016-04-04

Come citare

Massmann, D. (2016). A construção de uma imagem de si no contexto escolar: um estudo sobre as modalizações. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(3), 1754–1763. Recuperato da https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1295

Fascicolo

Sezione

Retórica e Estilística