Ressignificando o engajamento acadêmico com práticas letradas de gamificação

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DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2992

Schlagworte:

práticas letradas de gamificação, internet, texto multimodal, ensino superior.

Abstract

Considerando-se um contexto marcado por intensa participação das pessoas na internet e por crescente interesse de estudo em metodologias inovadoras e ativas para engajamento de ensino em contexto digital – caso da gamificação –, o objetivo deste artigo é mostrar como o engajamento, pela gamificação em contexto de Ensino Superior, pode ser ressignificado no trabalho com duas atividades gamificadas. Com base em pressupostos teórico-metodológicos dos estudos de letramentos (New Literacy Studies) e da análise do discurso francesa, analisamos as produções textuais quanto ao significado composicional e como este é atrelado a diferentes posicionamentos discursivos assumidos pelos participantes. O corpus é composto de 34 produções textuais multimodais resultantes de um curso de extensão intitulado “Linguagem e Gamificação”. Os resultados indicam a relevância de observar-se o engajamento acadêmico do ponto de vista de uma dimensão sócio-histórica constitutiva na/da linguagem.

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Autor/innen-Biografie

Gabriel Guimarães Alexandre, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil

Atualmente, é aluno, em nível de Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos na Universidade Estadual Paulista (Unesp/Ibilce), câmpus de São José do Rio Preto (SP, Brasil). Mestre em Estudos Linguísticos e Graduado em Licenciatura em Letras (Português/Espanhol) pela mesma instituição. É membro do grupo de pesquisa Práticas de leitura e escrita em contexto digital (UNESP/CNPq). Tem interesse na linha de pesquisa Oralidade e Letramento, em temas como Letramentos Digitais, Letramentos Acadêmicos, Discurso, Gamificação, Desordem Informacional, Fake News.

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Veröffentlicht

2021-07-23

Zitationsvorschlag

Alexandre, G. G. (2021). Ressignificando o engajamento acadêmico com práticas letradas de gamificação. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(2), 466–484. https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2992

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