O que fazer com as dificuldades de leitura e escrita? Analisar e intervir
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3263Abstract
O objetivo do texto é apresentar dados do acompanhamento longitudinal de crianças com dificuldades de leitura/escrita encaminhadas ao Centro de Convivência de Linguagens (CCazinho/IEL/Unicamp) com algum diagnóstico que afeta a alfabetização. Analisamos e intervimos nesse processo, de forma que as crianças não sejam patologizadas, como acontece nos dias atuais. Serão apresentados dados de escritas iniciais normais em que ocorrem hipóteses também iniciais por parte delas, equivocadamente tomadas como sintoma de alguma patologia, como: Dislexia, Déficit de Atenção, Distúrbio de Escrita e Leitura, Déficit Cognitivo, entre outras. A aquisição da sílaba complexa é um ponto, no processo, em que a criança elabora várias hipóteses normais da escrita de seus constituintes, incluindo sua posição, também tomadas como patológicas. Os dados e sua análise mostram nossa dinâmica de intervenção.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell 4.0 International. A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.