O que fazer com as dificuldades de leitura e escrita? Analisar e intervir

Autores/as

  • Maria Irma Hadler Coudry Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3263

Resumen

O objetivo do texto é apresentar dados do acompanhamento longitudinal de crianças com dificuldades de leitura/escrita encaminhadas ao Centro de Convivência de Linguagens (CCazinho/IEL/Unicamp) com algum diagnóstico que afeta a alfabetização. Analisamos e intervimos nesse processo, de forma que as crianças não sejam patologizadas, como acontece nos dias atuais. Serão apresentados dados de escritas iniciais normais em que ocorrem hipóteses também iniciais por parte delas, equivocadamente tomadas como sintoma de alguma patologia, como: Dislexia, Déficit de Atenção, Distúrbio de Escrita e Leitura, Déficit Cognitivo, entre outras. A aquisição da sílaba complexa é um ponto, no processo, em que a criança elabora várias hipóteses normais da escrita de seus constituintes, incluindo sua posição, também tomadas como patológicas. Os dados e sua análise mostram nossa dinâmica de intervenção.

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Publicado

2023-08-02

Cómo citar

Coudry, M. I. H. . (2023). O que fazer com as dificuldades de leitura e escrita? Analisar e intervir. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 51(3), 1017–1034. https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3263

Número

Sección

Artigos