A grafia de palavras hipersegmentadas em textos produzidos nos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

  • Lilian Maria da Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

palavra escrita, hipersegmentação, ortografia

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise de hipersegmentações de palavras que podem ser encontradas em textos de alunos do Ensino Fundamental II (6o a 9o anos – denominação a partir de 2009). Com base nesses dados de hipersegmentação, busca-se levantar evidências de que a aquisição da noção de palavra escrita é complexa por mobilizar, simultaneamente, informações linguísticas de diferentes naturezas, como fonológica, morfossintática/semântica e, também, letrada. A análise desenvolvida dialoga com pesquisas sobre segmentações não convencionais de palavras, especialmente com as de Capristano (2003, 2007b), Chacon (2005, 2006) e Tenani (2009, 2010, 2011b) e com a concepção de escrita heterogênea desenvolvida por Corrêa (2004).

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Publicado

24-05-2015

Como Citar

da Silva, L. M. (2015). A grafia de palavras hipersegmentadas em textos produzidos nos anos finais do Ensino Fundamental. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(2), 617–630. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/469

Edição

Seção

Aquisição da Escrita