Sincronia gesto-fala na emergência da fluência infantil

Autor/innen

  • Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil
  • Andressa Toscano Moura de Caldas Barros Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil
  • Paula Michely Soares da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Paulo Vinícius Ávila nóbrega Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v45i2.984

Schlagworte:

multimodalidade, aquisição da linguagem, gesto, sincronia, fluência.

Abstract

Apresentaremos e discutiremos neste trabalho o conceito de multimodalidade inserido nas pesquisas em aquisição da linguagem. Entendemos, portanto, a multimodalidade como uma via de observação e análise da língua(gem) através de elementos multimodais que compõem esta (língua)gem, isto é, a fala, o gesto e o olhar (CAVALCANTE, 2009; ÁVILA-NÓBREGA, 2010; BARROS, 2012; CAVALCANTE et al. 2005). Tomamos como base teórica para as análises multimodais a classificação dos gestos proposta por McNeill (1985, 1992); a tipologia prosódica de Barros (2012) e a discussão sobre envelope multimodal de Ávila-Nóbrega e Cavalcante (2012a). Além disso, discutiremos como dispomos nossos dados para análise no software ELAN e apresentaremos dados de uma díade mãe-criança analisados sob esta perspectiva. 

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil

Professora Associada II da UFPB, Programa de Pósgraduação em Linguística - Proling

Pesquisadora CNPq PQ 1D

 

Andressa Toscano Moura de Caldas Barros, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil

Doutoranda do Programa de Posgraduação em Linguística - PROLING da UFPB

Paula Michely Soares da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda do Programa de Posgraduação em Linguística  - PROLING da UFPB

Paulo Vinícius Ávila nóbrega, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorando do Programa de Posgraduação em Linguística -  - PROLING da UFPB

Literaturhinweise

ÁVILA-NÓBREGA, P. V. Dialogia mãe-bebê: a emergência do envelope multimodal em contextos de atenção conjunta. 2010. 190 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

ÁVILA-NÓBREGA, P. V.; CAVALCANTE, M. C. B. Aquisição de linguagem em contextos de atenção conjunta: o envelope multimodal em foco. Revista Signótica. v.24, n.2, p. 469-491, jul./dez. 2012a.

ÁVILA-NÓBREGA, P. V.; CAVALCANTE, M. C. Aquisição de linguagem e dialogia mãe-bebê: o envelope multimodal em foco em contexto de atenção conjunta. Revista Investigações, v.25, n.2, p. 157-183. jul. 2012b.

BARROS, A. T. M. de C. Fala inicial e prosódia: do balbucio aos blocos de enunciados. 2012. 180 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

BRANDÃO, L. W. P. A fala materna dirigida ao bebê surdo implantado: entre o “ouvinte suposto” e o “aprendiz de ouvinte”. 2010. 280 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

CAVALCANTE, M. C. B. Rotinas interativas mãe-bebê: constituindo gêneros do discurso. Investigações, Recife, p. 153-170, 2009.

CAVALCANTE, M. C. B. O gesto de apontar como processo de co-construção nas interações mãe-criança. 1994. 294 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

CAVALCANTE, M. C. B.; BARROS, A. T. M. de C.; ÁVILA NÓBREGA, P. V.; SILVA, P. M. S. da. Gestualidade como uma pista importante da fluência infantil. Revista Prolíngua, João Pessoa, v.10, n. esp., p. 43-50, Editora da UFPB, 2015.

COSTA FILHO, J. M. S. da. “Olá, Pocoyo!”: a constituição da atenção conjunta infantil com o desenho animado. 2011. 200 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

DROMI, E. Babbling and early words. In: SALKIND, N.J. (Ed.). Child development. Macmillan psychology reference series. MCmillan, 2002.

FONTE, R.; BARROS, A.; CAVALCANTE, M; SOARES, P. A matriz gesto-fala na aquisição da linguagem: algumas reflexões. In: ______. Aquisição, desvios e práticas de linguagem. Editora CRV, 2014.

FONTE, R. F. L. da. O funcionamento da atenção conjunta na interação mãe-criança cega. 2010. 311 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

GOLDIN-MEADOW, S.; MORFORD, M. Comprehension and production of gestures in combination with speech in one-word speakers*. J. Child lang. 19, p. 559-580, 1992.

KENDON, A. The study of gesture: some observations on its history. Recherches Semiotique/Semiotic Inquiry, 2 (1), p. 25-62, 1982.

KENDON, A. Language and gesture: unity or duality? In: MCNEILL, D. (Ed.). Language and Gesture. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. p. 47-63.

KNAPP, M. L., HALL, J. A. Comunicação não-verbal na interação humana. São Paulo: JSN, 1999. 948 p.

LOCKE, J. L. Desenvolvimento da capacidade para a linguagem falada. In: FLETCHER, P.; MACWHINNEY, B. (Eds.) Compêndio da Linguagem da Criança. Tradução de M. A. G. Domingues. Artes Médicas. Porto Alegre, 1995. 632 p.

LOPES, J. C. M. Dinâmicas dialógicas singulares: a multimodalidade na criança com autismo. 2011. 281 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

MCNEILL, D. So you think gestures are nonverbal? Psychological Review, v.92 (3), p. 350-371, 1985.

MCNEILL, D. Hand and mind: What gestures reveal about thought. Chicago: University of Chicago Press, 1992. 423 p.

MCNEILL, D. Introduction. In: MCNEILL, D. (Ed.). Language and gesture. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. p. 1-10.

MCNEILL, D.; QUEK, F.; BRYLL, R.; DUNCAN, S. Multimodal human discourse: gesture and speech. ACM Transactions on Computer-Human Interaction, v.9, n.3, p. 171-193, sept. 2002.

MELO, E. S. de. Gestos pantomímicos e produção verbal na Aquisição da Linguagem. 2014. 45 f. Monografia (Graduação em Letras). – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

QUEK, F.; MCNEILL, D.; BRYLL, R. et al. Multimodal human discourse: gesture and speech. ACM transactions on computer-human interactions, v. 9, n. 3, sept. p. 171-193, 2002.

SCARPA, E. M. A Aquisição da prosódia: dupla face, dupla vocação. In: SCARPA, E. M. (Orgs). Em-Tom-Ação: a prosódia em perspectiva. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2007. 251 p.

SCARPA, E. M. Desenvolvimento da Intonação e A Organização da Fala Inicial. Cadernos de Estudos Linguísticos, UNICAMP, n.14, p. 65-84, 1988.

SCLIAR-CABRAL, L. Evolução das pesquisas em aquisição da linguagem oral monolíngue no Brasil. In: FINGER, I.; QUADROS, R. M. (Org.). Teorias de Aquisição de Linguagem. Santa Catarina: Editora da UFSC, 2008, 304 p.

SILVA, P. M. S. Gestos e produção verbal: a fluência multimodal em aquisição da linguagem. 2014. 172 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

TOMASELLO, M. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 342 p.

Veröffentlicht

2016-11-29

Zitationsvorschlag

Cavalcante, M. C. B., Barros, A. T. M. de C., Soares da Silva, P. M., & Ávila nóbrega, P. V. (2016). Sincronia gesto-fala na emergência da fluência infantil. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 45(2), 411–426. https://doi.org/10.21165/el.v45i2.984

Ausgabe

Rubrik

Aquisição de Linguagem: L1