Sincronia gesto-fala na emergência da fluência infantil

Autores

  • Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil
  • Andressa Toscano Moura de Caldas Barros Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil
  • Paula Michely Soares da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Paulo Vinícius Ávila nóbrega Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v45i2.984

Palavras-chave:

multimodalidade, aquisição da linguagem, gesto, sincronia, fluência.

Resumo

Apresentaremos e discutiremos neste trabalho o conceito de multimodalidade inserido nas pesquisas em aquisição da linguagem. Entendemos, portanto, a multimodalidade como uma via de observação e análise da língua(gem) através de elementos multimodais que compõem esta (língua)gem, isto é, a fala, o gesto e o olhar (CAVALCANTE, 2009; ÁVILA-NÓBREGA, 2010; BARROS, 2012; CAVALCANTE et al. 2005). Tomamos como base teórica para as análises multimodais a classificação dos gestos proposta por McNeill (1985, 1992); a tipologia prosódica de Barros (2012) e a discussão sobre envelope multimodal de Ávila-Nóbrega e Cavalcante (2012a). Além disso, discutiremos como dispomos nossos dados para análise no software ELAN e apresentaremos dados de uma díade mãe-criança analisados sob esta perspectiva. 

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Biografia do Autor

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil

Professora Associada II da UFPB, Programa de Pósgraduação em Linguística - Proling

Pesquisadora CNPq PQ 1D

 

Andressa Toscano Moura de Caldas Barros, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil

Doutoranda do Programa de Posgraduação em Linguística - PROLING da UFPB

Paula Michely Soares da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda do Programa de Posgraduação em Linguística  - PROLING da UFPB

Paulo Vinícius Ávila nóbrega, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorando do Programa de Posgraduação em Linguística -  - PROLING da UFPB

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Publicado

29-11-2016

Como Citar

Cavalcante, M. C. B., Barros, A. T. M. de C., Soares da Silva, P. M., & Ávila nóbrega, P. V. (2016). Sincronia gesto-fala na emergência da fluência infantil. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 45(2), 411–426. https://doi.org/10.21165/el.v45i2.984

Edição

Seção

Aquisição de Linguagem: L1