Complexidade enunciativa em Memórias da Emília

Autores

  • Aline Suelen Santos Professora da UFAC e doutoranda no programa de Estudos Linguísticos da UNESP de São José do Rio Preto. https://orcid.org/0000-0002-2621-4256

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2206

Palavras-chave:

da escrita, complexidade enunciativa, relação fala/ escrita

Resumo

No presente trabalho, investigamos com quais papéis enunciativos a relação eu/outro se mostrou representada na complexidade enunciativa de um exemplar de escrita produzida para crianças: Memórias da Emília (1939/1969), de Monteiro Lobato. Os resultados mostraram jogos enunciativos organizados por um (L), o narrador, que simula relações dialógicas construídas como enunciadas por interlocutores que desempenham, simultaneamente, múltiplos e entrecruzados papéis nessas relações, a saber: os de falante, de ouvinte, de escrevente e de leitor. Esses entrecruzamentos, ao indiciarem uma não dicotomização dos interlocutores em papéis estanques, acabaram por mostrar uma constituição heterogênea da própria escrita, já que tal multiplicidade de papéis evocou diferentes trânsitos e formas de relação entre o falado e o escrito na própria escrita.

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Biografia do Autor

Aline Suelen Santos, Professora da UFAC e doutoranda no programa de Estudos Linguísticos da UNESP de São José do Rio Preto.

Departamento de Letras

Área- Linguística

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Publicado

30-04-2019

Como Citar

Santos, A. S. (2019). Complexidade enunciativa em Memórias da Emília. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 48(1), 484–497. https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2206

Edição

Seção

Artigos