Da elaboração de um glossário colaborativo à discussão sobre os termos “inglês para aviação” e “inglês aeronáutico”

Autores

  • Patricia Tosqui-Lucks Instituto de Controle do Espaço Aéreo Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil http://orcid.org/0000-0001-9104-2123
  • Ana Lígia Barbosa de Carvalho e Silva Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil http://orcid.org/0000-0002-0752-2659

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2561

Palavras-chave:

glossário colaborativo, inglês para aviação, inglês aeronáutico, linguagem da aviação, inglês para fins específicos

Resumo

Neste artigo discutimos a necessidade de harmonização de termos na área de aviação, apresentamos aspectos teóricos e metodológicos empregados na elaboração de um glossário bilíngue colaborativo de inglês aeronáutico e, por fim, realizamos a discussão de dois termos fundamentais não só ao glossário, mas à área de aviação em si: “inglês para aviação” e “inglês aeronáutico”, justificando a necessidade de diferenciação dos dois termos.

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Biografia do Autor

Patricia Tosqui-Lucks, Instituto de Controle do Espaço Aéreo Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Graduação - Bacharelado em Letras-Tradutor pela Unesp - IBILCE. Mestre e Doutora em Linguística pela Unesp- FCLAr. Pós-doutorado pela USP-FFLCH em Linguística de Corpus. Atuei como professora assistente doutora na Unesp -Campus de Rosana de 2003 a 2009. Atualmente, Supervisora do Setor de Capacitação em Língua Inglesa do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), instituição da FAB localizada em São José dos Campos - desde 2009. Líder do Grupo de Estudos em Inglês Aeronáutico (GEIA), credenciado no CNPq desde 2013. Atuo com ensino de inglês para fins específicos, avaliação de aprendizagem, lexicografia, terminologia, linguística de corpus, formação de professores, inglês aeronáutico.

Ana Lígia Barbosa de Carvalho e Silva, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil

Doutoranda e mestre pelo Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, sob orientação da Profa. Dra. Matilde V. R. Scaramucci. Especialista em Ensino de Inglês como Língua Estrangeira pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Grupo de Estudos em Inglês Aeronáutico (GEIA) do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA). Contato: analigiasilva7@gmail.com Este estudo recebeu apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – Brasil. Código de financiamento 001. 

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Publicado

01-05-2020

Como Citar

Tosqui-Lucks, P., & Silva, A. L. B. de C. e. (2020). Da elaboração de um glossário colaborativo à discussão sobre os termos “inglês para aviação” e “inglês aeronáutico”. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(1), 97–116. https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2561

Edição

Seção

Artigos