Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Histórico do periódico
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Submissões
Equipe Editorial
Políticas Editoriais
Foco e Escopo
Periodicidade
Processo de Avaliação pelos Pares
Política de Acesso Livre
Fontes de Apoio
Notícias
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 49 n. 1 (2020)
v. 49 n. 1 (2020)
Publicado:
01-05-2020
Edição completa
PDF
Sumário
Comissão Editorial
1-8
PDF
Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2833
Claudia Zavaglia
9-10
PDF
Artigos
50 anos do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2806
Luciani Tenani
11-21
PDF
50 anos do GEL: caminhos da linguística no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2508
Olga Ferreira Coelho
22-35
PDF
Formação de grupos em ciências da linguagem: o caso do GEL
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2812
Cristina Altman
36-47
PDF
Discurso e ensino: diretrizes para conceber novos significados para a escola na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2784
Cecilia Maria Aldigueri Goulart
48-71
PDF
Acessibilidade textual e terminológica: promovendo a tradução intralinguística
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2775
Maria José Bocorny Finatto
72-96
PDF
Da elaboração de um glossário colaborativo à discussão sobre os termos “inglês para aviação” e “inglês aeronáutico”
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2561
Patricia Tosqui-Lucks, Ana Lígia Barbosa de Carvalho e Silva
97-116
PDF
Ferdinand de Saussure: relações possíveis entre a língua e a história
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2496
Stefania Montes Henriques, Micaela Pafume Coelho
117-134
PDF
Do fonológico ao discursivo: hipóteses sobre a produção da chamada “fala telegráfica” no contexto das afasias
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2624
Rosana do Carmo Novaes-Pinto
135-151
PDF
Intercâmbios virtuais e a internacionalização em casa: reflexões e implicações para a Linguística Aplicada
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2469
Ana Cristina Biondo Salomão
152-174
PDF
Ensino de português para refugiadas e refugiados: pode entrar?
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2588
Ana Letícia Carneiro de Oliveira
175-189
PDF
Flutuação de grafia de palavras: aspectos morfossintáticos
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2701
Roberta Pereira Fiel
190-209
PDF
Olhar histórico do português brasileiro através do gênero lírico: contribuições de análises advindas das Cantigas de Santa Maria
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2577
Gisela Sequini Favaro
210-225
PDF
O projeto Bruxas Paulistas e a edição de processos eclesiásticos
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2716
Marcelo Módolo
226-240
PDF
A hipótese da «soldadura» na formação de topônimos indígenas monolexicais de estrutura poliléxica na língua de origem
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2698
Camila André do Nascimento da Silva, Aparecida Negri Isquerdo
241-264
PDF
Lexicografia monolíngue pedagógica e ensino do vocabulário: interfaces teóricas e práticas
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2474
Renato Rodrigues-Pereira
265-283
PDF
Análise quantitativa dos dados para um protótipo de dicionário semibilíngue de expressões idiomáticas
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2550
Natália Gabrieli dos Santos Fagundes Euzébio
284-296
PDF
Construções completivas insubordinadas subjetivas-modais no português brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2675
Flavia Bezerra de Menezes Hirata-Vale
297-311
PDF
O sintagma nominal descontínuo: ordenações não canônicas dos constituintes do SN no português do interior paulista
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2600
Nathalia Pereira de Souza-Martins
312-326
PDF
Grau de auxiliaridade da microconstrução [deixar+de+V2inf.] no português arcaico
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2700
José Roberto Prezotto Júnior
327-345
PDF
Padrões morfossintáticos da inferência e da dedução em língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2694
Vítor Henrique Santos da Silva
346-363
PDF
A importância interdisciplinar da documentação da Justiça Eclesiástica em São Paulo: o caso Joana Gil
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2697
Nathalia Reis Fernandes
364-378
PDF
Controvérsias na patologização e contradiscursos na afasia e na infância
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2685
Maria Irma Hadler Coudry
379-396
PDF
Ethos e pathos na elaboração de vínculos: considerações sobre a construção enunciativo-discursiva dos efeitos de empatia na argumentação em colunas jornalísticas
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2679
Ivani Cristina Brito Fernandes
397-416
PDF
Empréstimos do Português na língua Mehináku (Arawak)
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2476
Paulo Henrique de Felipe
417-433
PDF
A sócio-história santista e sua relação com a variação “tu” e “você” nos pronomes de tratamento
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2456
Victor Carreão
434-451
PDF
O papel do gênero social nos estudos sociolinguísticos: desafios metodológicos na análise do futuro variável
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2481
Camila Bordonal Clempi, Angélica Rodrigues
452-470
PDF
Literatura, afeto e masculinidade: uma leitura de obras de Ondjaki e Mia Couto
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2631
Everton Fernando Micheletti
471-490
PDF
A formação do leitor crítico na aula de espanhol: a atitude curricular diante das brechas do livro didático
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2478
Larissa Cristina Arruda de Oliveira Benedini
491-509
PDF
O processo de internacionalização e o ensino e aprendizagem de língua inglesa no contexto de uma universidade estadual
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2530
Sandra Mari Kaneko Marques, Melissa Alves Baffi Bonvino
510-527
PDF
A elaboração de uma atividade didática de língua inglesa direcionada por dados de aprendizes
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2568
William Danilo Garcia, Paula Tavares Pinto
528-549
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Portugal)
Português (Brasil)
Mais Lidos
Prática pedagógica de multiletramentos em contexto de escola pública
267
Discurso e mídia: as relações de poder nas/das revistas
170
O uso de jogos como mediadores da alfabetização/letramento em sala de apoio das séries iniciais
155
A diversidade linguística no ensino de português como língua adicional e língua estrangeira
149
Os nomes de origem indígena dos municípios paulistas: uma classificação
140
Desenvolvido por
Open Journal Systems