O processo de apropriação de concepções construtivistas em materiais didáticos para alfabetização

Autores/as

  • Marilda Pio da Silva

Palabras clave:

análise do discurso, alfabetização, livros didáticos, construtivismo.

Resumen

A década de 70 do século XX1 foi o momento em que a concepção construtivista
começou a surgir em artigos acadêmicos, no Brasil, e, também, o momento em que ocorreu o processo de democratização do acesso ao ensino, quando os alunos das camadas menos favorecidas da população passaram a frequentar a escola. Nas duas décadas posteriores – 80 e 90 –, as ideias construtivistas foram gradualmente desenvolvidas em discussões acadêmicas sobre alfabetização e ampliaram suas influências sobre propostas oficiais para o ensino e em manuais didáticos. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa que observou o
desenvolvimento das propostas construtivistas no Brasil, nas discussões sobre alfabetização, e seu impacto e evolução nos materiais pedagógicos.

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Publicado

2016-04-04

Cómo citar

Silva, M. P. da. (2016). O processo de apropriação de concepções construtivistas em materiais didáticos para alfabetização. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(2), 509–523. Recuperado a partir de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1314

Número

Sección

Aquisição da Escrita