Implementação de contextos telecolaborativos de aprendizagem de línguas: o caso Teletandem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v47i2.2054

Palavras-chave:

línguas estrangeiras, formação de professores, telecolaboração

Resumo

Novos contextos e perspectivas se agigantam no cenário educacional com o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas digitais. O acesso aos povos constitui-se uma vertente importante na reconfiguração de práticas pedagógicas, currículos de cursos e contextos de formação de professores. Nesse cenário, o projeto Teletandem Brasil (TELLES, 2006) tem aberto portas à comunicação intercultural e experiências singulares para aprendizes de português de universidades estrangeiras e aprendizes de línguas estrangeiras vinculados à UNESP. Tendo em vista os contextos de telecolaboração para a promoção de transformações nos processos de ensino e aprendizagem de línguas, o objetivo deste artigo é delinear (a) um panorama histórico da implementação do Teletandem, (b) apresentar o embasamento teórico e princípios que caracterizam o contexto Teletandem e (c) apresentar perspectivas de pesquisa no campo da telecolaboração.

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Publicado

17-10-2018

Como Citar

Garcia, D. N. de M., & de Souza, M. G. (2018). Implementação de contextos telecolaborativos de aprendizagem de línguas: o caso Teletandem. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 47(2), 532–542. https://doi.org/10.21165/el.v47i2.2054

Edição

Seção

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas