50 anos do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo

Autores

  • Luciani Tenani Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), São José do Rio Preto, São Paulo http://orcid.org/0000-0002-8487-0825

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2806

Palavras-chave:

Linguística, Linguística Aplicada, Historiografia Linguística

Resumo

Neste ensaio, são relembradas atividades comemorativas dos 50 anos do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL), ocorridas em julho de 2019. Três momentos são abordados: a abertura do 67º Seminário do GEL, o contexto histórico quando da criação da associação e o percurso acadêmico do presidente emérito do GEL. Por meio dessa retomada das atividades, destaca-se a importância da associação de Linguística no estado de São Paulo por ter promovido a divulgação de abordagens científicas sobre linguagem nos cursos de graduação e ter fomentado demandas por programas de pós-graduação em Linguística e Linguística Aplicada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAILEY, T.; EICHER, T. Education, technological change and economic growt. Inter-American Dialogue, 1993.

BARRO, R. J.; LEE, J.-W. International data on educational attainment: updates and implications. Center for International Development at Harvard University, Working Paper, 42, p. 13, abr. 2000.

CARNOY, M.; GOVE, A. K.; MARSHALL, J. H. A vantagem acadêmica de Cuba. Porque seus alunos vão melhor a escola. Tradução Carlos Szlak. São Paulo: Ediouro, Fundação Lemann, 2009.

COELHO, O. et al. Caderno Comemorativo dos 50 anos do GEL. 2019. (Caderno síntese de cronologia de diretorias do GEL). Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo: São José do Rio Preto.

COLEMAN, J. S. Social capital in the creation of human capital. The American Journal of Sociology, n. 94, supplement: S95-S120, 1988.

DAUNAY, B.; BART, D. Pode se levar a sério o PISA? O tratamento do texto literário em uma avaliação internacional. Mercado de Letras: São Paulo, 2018.

HANNUM, E.; BUCHMANN, C. The consequences of global educational expansion. American Academy of Arts and Sciences, 2003.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONOMICA APLICADA (IPEA). TAFNER, P. (Ed.) Educação no Brasil: atrasos, conquistas e desafios. In: IPEA. Brasil: o estado de uma nação 2006. Brasília: IPEA, 2006. p. 121-228. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/bd/pdf/2006/cap3_educacao.pdf. Acesso em: 18 abr. 2019.

KRUEGER, A.; LINDAHL, M. Education for growth: why and for whom? National Bureau of Economic Research, Mar. 2000; United Nations Millenium Project, Final Report, 2004.

TENANI, L. et al. GEL: 50 anos. 2018; Site comemorativo dos 50 anos do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. (Site). Disponível em: https://www.gel.org.br/50anos/ Acesso em: 10 nov. 2019.

TENANI, L.; BORIM, R. Vídeo dos 50 anos do GEL. 2019b. Disponível em: https://youtu.be/tMQZEuF5E8M. Acesso em: 12 dez. 2019.

TENANI, L.; BORIM, R. Vídeo em homenagem ao presidente emérito do GEL. 2019a. Disponível em: https://youtu.be/eGcu35mNDk8. Acesso em: 12 nov. 2019.

Downloads

Publicado

01-05-2020

Como Citar

Tenani, L. (2020). 50 anos do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(1), 11–21. https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2806

Edição

Seção

Artigos