Multimodalidade em cenas de atenção conjunta com criança cega: estudo de caso único

Multimodality in scenes of joint attention with blind child: single case study

Autores

  • Renata Fonseca Lima da Fonte Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife, Pernambuco, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3344

Resumo

Este estudo propõe discutir o funcionamento multimodal da linguagem na interação entre mãe e criança cega. A partir de estudos sobre atenção conjunta e da perspectiva linguística multimodal, analisamos dados filmados de interação entre mãe e filho cego em seu ambiente domiciliar. Para transcrição, o software Eudico Linguistic Annotator (ELAN) tem sido uma ferramenta utilizada, pois possibilita os registros dos modos semióticos no tempo exato de sua ocorrência. Os resultados deste estudo revelam iniciativas de atenção conjunta e pistas de engajamento mútuo em diversas cenas interativas cotidianas, nas quais olhares/toques, gestos táteis, movimentos corporais e produções vocais com marcações prosódicas constituíram semioses significativas na matriz multimodal da linguagem em interações de atenção conjunta entre mãe e criança cega.
Palavras-chave: Multimodalidade; atenção conjunta; cegueira.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-05-2022

Como Citar

Fonseca Lima da Fonte, R. (2022). Multimodalidade em cenas de atenção conjunta com criança cega: estudo de caso único: Multimodality in scenes of joint attention with blind child: single case study. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 51(1), 162–176. https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3344

Edição

Seção

Artigos