Escravidão em textos de estadunidenses confederados-e-imigrantes na região de Americana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v55i1.3831

Resumen

Este estudo, realizado a partir de uma articulação entre a História das Ideias Linguísticas e a Semântica Histórica da Enunciação, examina a produção de sentidos sobre escravidão em textos de imigrantes confederados estadunidenses na região de Americana, São Paulo. Esses imigrantes chegaram ao Brasil após a Guerra da Secessão, buscando reconstruir suas vidas e continuar se beneficiando da mão de obra escrava. Analisamos cartas, diários e relatórios para investigar como esses imigrantes enunciam impressões sobre as relações sociais, a escravidão e o modo de vida brasileiro. Observamos em nossas análises que essas enunciações carregam consigo uma história de enunciações sobre a escravidão nos Estados Unidos, que é transposta e ressignificada para o presente das enunciações sobre a escravidão no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda Azzali, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Doutoranda em Linguística

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil; amandaazzali@estudante.ufscar.br; http://orcid.org/0000-0001-7263-9848 

Agradecimentos

Agradecemos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) pelo financiamento deste estudo (Processo n.º 88887.886033/2023-00) no âmbito do curso de Doutorado em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (PPGL-UFSCar).

Publicado

2026-06-02

Cómo citar

Azzali, A. (2026). Escravidão em textos de estadunidenses confederados-e-imigrantes na região de Americana. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 55(1), 30–46. https://doi.org/10.21165/el.v55i1.3831

Número

Sección

Artigos