Designações de acidentes geográficos e de elementos hídricos no Atlas Linguístico de Corumbá e Ladário-MS: algumas reflexões

Autores

  • Beatriz Aparecida Alencar Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Corumbá, Mato Grosso do Sul, Brasil

Palavras-chave:

Norma lexical, Atlas Linguístico, Mato Grosso do Sul

Resumo

O léxico é o nível da língua que melhor evidencia peculiaridades de um dado espaço geográfico e uma das formas de registro da norma lexical de uma região são os atlas linguísticos, cuja elaboração é orientada pelos parâmetros da Dialetologia e da Geolinguística. Nesse sentido, este trabalho analisa designações para acidentes geográficos e elementos hidrográficos documentadas pelo Atlas Linguístico de Corumbá e Ladário-MS (ALiCoLa). As unidades lexicais catalogadas foram analisadas em termos diatópico e léxico-semântico, buscando também observar sua realização em outros trabalhos dialetológicos que possuam pontos de inquérito comum (ALMS, 2007; Projeto ALiB). A amostra de dados examinada confirmou a estreita interação entre o homem e o meio ambiente nas áreas geográficas investigadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALENCAR, B. A. Atlas Linguístico de Corumbá e Ladário: uma descrição da língua portuguesa falada no extremo oeste de Mato Grosso do Sul. 2013. 620 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2013.

AULETE, C. Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa. Versão eletrônica. Rio de Janeiro: Lexikon, 2006.

CARDOSO, S. A. M. Geolinguística. Tradição e modernidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, 198 p.

COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALiB. Atlas Linguístico do Brasil: Questionários 2001. 2. ed. Londrina: Editora da UEL, 2001. 47 p.

CORRÊA, L. R. Glossário Pantaneiro. Campo Grande: Sodepan, 2001. 72 p.

HOUAISS, A. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, Instituto Antonio Houaiss, 2001.

ISQUERDO, A. N. Léxico em tempo e espaço: a questão dos regionalismos. In: MARIN, Jérri Roberto; VASCONCELOS, Cláudio Alves de (Org.). História, região e identidades. Campo Grande, MS: Editora da UFMS, 2003. p. 165-181.

OLIVEIRA, D. P. (Org.). Atlas Linguístico do Mato Grosso do Sul (ALMS). Campo Grande: Editora da UFMS, 2007. 271 p.

Downloads

Publicado

21-04-2015

Como Citar

Alencar, B. A. (2015). Designações de acidentes geográficos e de elementos hídricos no Atlas Linguístico de Corumbá e Ladário-MS: algumas reflexões. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(01), 500–514. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/455

Edição

Seção

Sociolinguística e Dialetologia