O lugar da mulher no meio corporativo

Autores/as

  • Maria Inês de Oliveira Hernandez Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Palabras clave:

constituição subjetiva, discurso, saber, poder

Resumen

Neste artigo empreendemos uma análise discursiva da dramatização de uma reunião de negócios apresentada por alunas de um curso tecnológico de secretariado, na qual enfocamos o modo como ocupam posicionamentos subjetivos já naturalizados, mesmo que contestados, assim como forjam novos posicionamentos, posicionamentos desejados, mesmo que rapidamente confiscados, às vezes por si mesmas. O conceito de poder em Michel Foucault, sua relação com o saber e seus efeitos, especialmente no que diz respeito à constituição do sujeito, sustentam a análise, em que pudemos notar os lugares destinados à mulher no meio corporativo e o modo como se deram as constituições subjetivas dos participantes da reunião.

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Publicado

2015-06-14

Cómo citar

Oliveira Hernandez, M. I. de. (2015). O lugar da mulher no meio corporativo. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(3), 1221–1232. Recuperado a partir de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/518

Número

Sección

Análise do Discurso