Considerações sobre o caráter polêmico da fórmula "educação a distância"

Autores/as

  • Helio de Oliveira

Palabras clave:

discurso, educação a distância, polêmica.

Resumen

Este texto descreve e exemplifica o funcionamento dos mecanismos discursivos
envolvidos no processo de produção de sentidos em torno da (não) aceitação da educação a distância como campo/espaço de ensino e aprendizagem. Para tanto, procedemos à análise de discursos notadamente pró e contra as modalidades de ensino não presenciais, dando destaque às questões polêmicas. Este trabalho se insere numa pesquisa mais ampla, que trata da noção de fórmula em Análise do Discurso: ser objeto de polêmica é uma das quatro características constitutivas
da fórmula (KRIEG-PLANQUE, 2010), articulando-a aos conceitos de semântica global e interincompreensão regrada, conforme propostos por Maingueneau (2008).

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Publicado

2016-04-04

Cómo citar

Oliveira, H. de. (2016). Considerações sobre o caráter polêmico da fórmula "educação a distância". Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(3), 1050–1060. Recuperado a partir de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/913

Número

Sección

Análise do Discurso