Avaliação de compreensão nas afasias: o limite dos instrumentos metalinguísticos e a contribuição das análises discursivas

Autores/as

  • Renata Viana Ensinas Fugiwara
  • Rosana do Carmo Novaes-Pinto

Palabras clave:

compreensão na afasia, Neurolinguística, avaliação de linguagem na afasia

Resumen

Este trabalho discute criticamente o conceito de compreensão subjacente à literatura tradicional em neurolinguística e reflete sobre sua avaliação na afasia. Diferentemente da produção de linguagem, que pode ser analisada em sua materialidade, a compreensão só pode ser abordada indiretamente. Diversos testes foram desenvolvidos com o objetivo de entender o que pode estar ocorrendo durante a recepção da linguagem. Teorias estruturais postulam modelos idealizados que a concebem em oposição à produção, nos quais há um emissor que codifica a mensagem e um receptor que a decodifica. Por meio de análises de alguns dados que emergiram em situações experimentais, argumentamos sobre os limites dos modelos abstratos que prevalecem na literatura, confrontando-os ao conceito bakhtiniano de compreensão responsiva, coerente com a neurolinguística discursiva que desenvolvemos.

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Publicado

2016-04-04

Cómo citar

Fugiwara, R. V. E., & Novaes-Pinto, R. do C. (2016). Avaliação de compreensão nas afasias: o limite dos instrumentos metalinguísticos e a contribuição das análises discursivas. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(2), 903–915. Recuperado a partir de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/975

Número

Sección

Neurolinguística