O “verdadeiro” futebol brasileiro: estereótipo e discurso

Auteurs-es

  • Ana Carolina Vilela-Ardenghi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, Brasil

Mots-clés :

brasilidade, “verdadeiro” futebol brasileiro, identidade nacional, estereótipo

Résumé

O artigo que ora apresentamos tem por objetivo analisar uma questão que se poderia dizer relacionada às discussões identitárias: aquilo a que se chama genericamente de “brasilidade”. Esse tema se manifesta nos mais variados campos (música, gastronomia, futebol, literatura, para fi car em poucos) e coloca em cena um “verdadeiro” Brasil. Para este trabalho, recortamos o campo do futebol e procuramos analisar o(s) modo(s) de atualização do que seria considerado como manifestação do “verdadeiro futebol brasileiro”. Trata-se, na verdade, de descrever os discursos que buscam em geral a afi rmação de uma suposta identidade para o futebol brasileiro. O objetivo aqui é mostrar como essa identidade articula-se, a partir de uma gama de características, a um conjunto de traços que são, em tese, “tipicamente” nacionais. As análises indicam uma estreita relação com um certo estereótipo de Brasil.

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Publié-e

2016-03-11

Comment citer

Vilela-Ardenghi, A. C. (2016). O “verdadeiro” futebol brasileiro: estereótipo e discurso. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(3), 918–927. Consulté à l’adresse https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1025

Numéro

Rubrique

Análise do Discurso