O “verdadeiro” futebol brasileiro: estereótipo e discurso

Autores/as

  • Ana Carolina Vilela-Ardenghi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, Brasil

Palabras clave:

brasilidade, “verdadeiro” futebol brasileiro, identidade nacional, estereótipo

Resumen

O artigo que ora apresentamos tem por objetivo analisar uma questão que se poderia dizer relacionada às discussões identitárias: aquilo a que se chama genericamente de “brasilidade”. Esse tema se manifesta nos mais variados campos (música, gastronomia, futebol, literatura, para fi car em poucos) e coloca em cena um “verdadeiro” Brasil. Para este trabalho, recortamos o campo do futebol e procuramos analisar o(s) modo(s) de atualização do que seria considerado como manifestação do “verdadeiro futebol brasileiro”. Trata-se, na verdade, de descrever os discursos que buscam em geral a afi rmação de uma suposta identidade para o futebol brasileiro. O objetivo aqui é mostrar como essa identidade articula-se, a partir de uma gama de características, a um conjunto de traços que são, em tese, “tipicamente” nacionais. As análises indicam uma estreita relação com um certo estereótipo de Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMOSSY, R.; PIERROT, A. H. Estereotipos y clichés. Buenos Aires: Eudeba, 2005.

CHAUÍ, M. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2006.

DAMATTA, R. O que faz do brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

FILHO, M. O negro no futebol brasileiro. Rio de Janeiro: Mauad; Faperj, 2003 [1947].

HOLANDA, S. B. Visão do paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2010 [1959].

KRIEG-PLANQUE, A. A noção de “fórmula” em análise do discurso: quadro teórico e metodológico. São Paulo: Parábola, 2010.

LEITÃO, D. K. Brasil à moda da casa: imagens da nação na moda brasileira contemporânea. 2007. 370 f. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

LIPPMANN, Walter. Opinião pública. Petrópolis: Vozes, 2008 [1922].

MAINGUENEAU, D. A gênese dos discursos. Curitiba: Criar, 2005 [1984].

PASOLINI, P. P. Il calcio ‘è’ um linguaggio con i suoi poeti e prosatori. In: Pasolini, P. P. Saggi sulla letteratura e sull’arte. Milano: Meridiani Mondadori, 1999. p. 2545-2551. v. II.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 2002 [1983].

VILELA-ARDENGHI, A. C. “Minha terra tem palmeiras...”: aspectos discursivos da construção de um espaço “tipicamente” brasileiro. 2014. 225 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

WISNIK, J. M. Veneno remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

Publicado

2016-03-11

Cómo citar

Vilela-Ardenghi, A. C. (2016). O “verdadeiro” futebol brasileiro: estereótipo e discurso. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(3), 918–927. Recuperado a partir de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1025

Número

Sección

Análise do Discurso