O princípio da separação de línguas no teletandem: o que as teorias propõem e como ele funciona na prática

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DOI :

https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2458

Mots-clés :

teletandem, princípio da separação de línguas, alternância de códigos.

Résumé

Baseando-se na modalidade de aprendizagem em tandem, Telles e Vassallo (2006) propuseram o Teletandem, que ocorre por meio de ferramentas digitais na internet com foco na comunicação oral. O princípio da separação de línguas (TELLES; VASSALLO, 2006) é denominado, neste estudo, princípio da igualdade. Nesse artigo, buscamos refletir sobre os fatores que envolvem o seguimento desse princípio durante a realização do teletandem a partir de discussões teóricas sobre suas diferentes denominações e conceituações, assim como por meio da análise de dados empíricos de interações entre três pares de participantes. Nossos resultados demonstram a necessidade de renomeação desse princípio no teletandem e uma reconceitualização que reconheça as características do uso de duas línguas nesse contexto de acordo com as necessidades, objetivos e intenções dos falantes. 

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Ana Cristina Biondo Salomão, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil

Departamento de letras modernas FCL Araraquara

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Publié-e

2020-12-17

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Picoli, F., & Salomão, A. C. B. (2020). O princípio da separação de línguas no teletandem: o que as teorias propõem e como ele funciona na prática. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(3), 1605–1623. https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2458

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