Usos de vírgula em esquema duplo em textos do último ano do EFII: evidências de características da fala
DOI :
https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2555Mots-clés :
escrita, fala, pontuação.Résumé
O objetivo deste artigo é identificar e caracterizar os usos e não usos da vírgula em esquema duplo em textos do último ano do Ensino Fundamental brasileiro (EFII), partindo da hipótese de que há relação entre o emprego da vírgula e características da fala. Os aspectos teóricos relacionam-se à multidimensionalidade da pontuação (CHACON, 1998) e à relação fala e escrita (CORRÊA, 2004). O conjunto de 38 textos analisados é pertencente ao Banco de Dados de Produções Escritas do Ensino Fundamental II. Buscamos, a partir da análise, corroborar a concepção da escrita heterogênea e, assim, a noção de escrita como modo de enunciação e também a multidimensionalidade dos sinais de pontuação.Téléchargements
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