Usos de vírgula em esquema duplo em textos do último ano do EFII: evidências de características da fala

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2555

Palavras-chave:

escrita, fala, pontuação.

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar e caracterizar os usos e não usos da vírgula em esquema duplo em textos do último ano do Ensino Fundamental brasileiro (EFII), partindo da hipótese de que há relação entre o emprego da vírgula e características da fala. Os aspectos teóricos relacionam-se à multidimensionalidade da pontuação (CHACON, 1998) e à relação fala e escrita (CORRÊA, 2004). O conjunto de 38 textos analisados é pertencente ao Banco de Dados de Produções Escritas do Ensino Fundamental II. Buscamos, a partir da análise, corroborar a concepção da escrita heterogênea e, assim, a noção de escrita como modo de enunciação e também a multidimensionalidade dos sinais de pontuação.

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Biografia do Autor

Nayra Cristina Paiva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil

Graduada no Curso de Licenciatura em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de São José do Rio Preto - IBILCE- Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. Atualmente, é aluna regular de Mestrado em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UNESP (PPGEL). 

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Publicado

17-12-2020

Como Citar

Paiva, N. C. (2020). Usos de vírgula em esquema duplo em textos do último ano do EFII: evidências de características da fala. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(3), 1569–1583. https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2555

Edição

Seção

Artigos