Ensino híbrido como ferramenta de incentivo à leitura dos clássicos da literatura no ensino médio

Blended learning as a tool to encourage reading classics in high school

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3191

Résumé

Considerando os baixos índices de letramento literário no Ensino Médio (FAILLA, 2016), o objetivo deste estudo foi investigar se as contribuições do ensino híbrido podem influenciar a formação de leitores nessa etapa escolar. O suporte teórico foi oferecido por autores que refletissem sobre a importância da leitura das obras clássicas e sobre o ensino híbrido. A opção metodológica foi por um estudo de caso, uma intervenção realizada em duas salas de uma escola pública do interior de São Paulo, com atividades de leitura sobre a obra Capitães da Areia, de Jorge Amado, desenvolvidas com o apoio do ensino híbrido. Essa metodologia híbrida resultou em um envolvimento elevado com a leitura, uma satisfação relevante do alunado com as atividades desenvolvidas e com as formas mais participativas de avaliação, e um intenso envolvimento nos jogos e debates.
Palavras-chave: ensino de leitura; Ensino Médio; livros clássicos; ensino híbrido.

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Publié-e

2022-05-31

Comment citer

Furtado, A. V. F. ., & Monteiro, D. C. . (2022). Ensino híbrido como ferramenta de incentivo à leitura dos clássicos da literatura no ensino médio: Blended learning as a tool to encourage reading classics in high school. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 51(1), 196–213. https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3191

Numéro

Rubrique

Artigos