Análise semiótica das estratégias discursivas de planos de aula on-line
Semiotic analysis of discursive strategies of online lesson plans
DOI :
https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3215Résumé
Nossa pesquisa de doutorado buscou, por meio de análises discursivas, apreender a concepção teórica e prática do professor sobre suas aulas por meio da análise de planos de aula disponíveis on-line, nos quais se encontram o planejamento das aulas, o fazer interpretativo do professor sobre documentos legais e seu fazer persuasivo sobre os alunos. Entendemos que, dessa maneira, seria possível apreender sobre a transmissão e a construção do conhecimento nas salas de aula brasileiras no início do século XXI, nosso objetivo mais amplo. As análises foram feitas utilizando-nos da teoria semiótica discursiva (FIORIN, 2002; BARROS, 2001) e tensiva (ZILBERBERG, 2011). Este artigo apresenta os resultados das análises das estratégias discursivas de pessoa, espaço e tempo e quais efeitos de sentido decorreram dessas escolhas e da relação enunciador – enunciatário constituída.
Palavras-chave: semiótica discursiva; enunciação; estratégias discursivas; semiótica e educação; planos de aula.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.