Polêmicas em torno dos signos “evidência científica” e “inclusão” – uma análise de enunciados do Ministério da Educação no Brasil (2018-2022)

Auteurs-es

  • Marina Célia Mendonça Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5712-2346

DOI :

https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3221

Résumé

Este artigo apresenta, a partir da perspectiva da Análise Dialógica do Discurso, discussão de polêmicas presentes em enunciados do Ministério da Educação do governo federal brasileiro sob a presidência de Jair Bolsonaro. Compõem o corpus enunciados da Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída em 2019, e da Política Nacional de Educação Especial, lançada em 2020. O objetivo é entender como a polêmica presente na vida, na guerra cultural vivida pelos brasileiros, materializa-se em documentos direcionados à educação. A análise centrou-se nas polêmicas manifestas nos signos “inclusão” e “evidência científica”. Os resultados apontam diferentes formas de manifestação das vozes sociais nos signos em pauta (ora se reduz, ora se amplia o sentido do signo), sendo que ambas indicam uma orientação pouco democrática do MEC.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2023-08-02

Comment citer

Mendonça, M. C. . (2023). Polêmicas em torno dos signos “evidência científica” e “inclusão” – uma análise de enunciados do Ministério da Educação no Brasil (2018-2022). Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 51(3), 1098–1112. https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3221

Numéro

Rubrique

Artigos