Polêmicas em torno dos signos “evidência científica” e “inclusão” – uma análise de enunciados do Ministério da Educação no Brasil (2018-2022)
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3221Resumo
Este artigo apresenta, a partir da perspectiva da Análise Dialógica do Discurso, discussão de polêmicas presentes em enunciados do Ministério da Educação do governo federal brasileiro sob a presidência de Jair Bolsonaro. Compõem o corpus enunciados da Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída em 2019, e da Política Nacional de Educação Especial, lançada em 2020. O objetivo é entender como a polêmica presente na vida, na guerra cultural vivida pelos brasileiros, materializa-se em documentos direcionados à educação. A análise centrou-se nas polêmicas manifestas nos signos “inclusão” e “evidência científica”. Os resultados apontam diferentes formas de manifestação das vozes sociais nos signos em pauta (ora se reduz, ora se amplia o sentido do signo), sendo que ambas indicam uma orientação pouco democrática do MEC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.