O ensino de língua portuguesa e a constituição do sujeito leitor/escritor

Auteurs-es

  • Marta Luzzi Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Cuiabá, Mato Grosso do Sul, Brasil

Mots-clés :

linguagem, sujeito, ensino, escrita

Résumé

Este trabalho tem como objetivo analisar – em uma perspectiva sociointeracionista da linguagem, articulada ao pensamento do teórico Mikhail Bakhtin – os resultados iniciais de uma pesquisa em que se reflete sobre o ensino de língua portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. A aquisição da escrita, por meio da produção de texto e da análise linguística, compreende o sujeito e suas relações entre a linguagem e o discurso. Nessa perspectiva, o texto evidencia marcas de um escritor/autor em meio a um processo de escrita.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BAKHTIN, Mikhail. A Interação verbal. In: BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2009. p. 114-132.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Bakhtin e a psicologia. In: FARACO, C. A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. (Org.). Diálogos com Bakhtin. 4. ed. Curitiba: Editora UFPR, 2011. p. 141-159.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Paulo: Pedro & João Editores, 2010.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

RODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti. Discurso científico e dialogismo nas Ciências Humanas. Eutomia, Pernambuco, ano II, n. 2, p. 1-14, dez. 2009. Disponível em: <http://www.revistaeutomia.com.br/volumes/Ano2-Volume2/especial-destaques/destaques-linguistica/Discurso-Cientifico-e-Dialogismo-nas-Ciencias-Humanas.pdf>. Acesso em: 2 ago. 2013.

SOBRAL, Adail Ubirajara. A concepção de autoria do “Círculo Bakhtin, Medvedev, Voloshinov”. Macabéa, v. 1, n. 2, p. 123-142, dez. 2012. Disponível em: <http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MacREN/index>. Acesso em: 30 ago. 2013.

SOBRAL, Adail Ubirajara. Ato/atividade e evento. In: BRAIT, B. et al. (Org.). Bakhtin: conceitos chaves. São Paulo: Contexto, 2013. p. 11-36.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez, 1993.

SOUZA, Solange Jobim E. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Téléchargements

Publié-e

2015-05-24

Comment citer

Luzzi, M. (2015). O ensino de língua portuguesa e a constituição do sujeito leitor/escritor. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(2), 631–650. Consulté à l’adresse https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/470

Numéro

Rubrique

Aquisição da Escrita