Despertando a consciência de práticas de escrita e gêneros em inglês

Auteurs-es

  • Mary Jane Curry University of Rochester, New York, United States

Mots-clés :

escrita acadêmica, práticas sociais, abordagens sobre gêneros

Résumé

Este artigo descreve três abordagens para o ensino avançado de gêneros acadêmicos para estudantes de pós-graduação e demais acadêmicos, particularmente aqueles que estão em disciplinas nas áreas de Educação, Psicologia e Ciências/Engenharia. Essas abordagens surgem a partir de abordagens sobre a prática social para o entendimento e ensino da escrita acadêmica. Tais abordagens se relacionam com teorias sobre a escrita. Este artigo discute os tópicos de uma série de workshops sobre escrita, oferecidos para estudantes de pós-graduação na área de Educação, em específico, em um curso sobre gêneros do discurso Communicating Science para doutorandos em Ciência/Engenharia. O artigo também discute uma abordagem heurística no intuito de oferecer suporte para acadêmicos na escrita para publicação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BAZERMAN, C. A relationship between reading and writing: the conversational model. College English, n. 41, p. 656-661, 1980.

BLOMMAERT , J. The sociolinguistics of globalization. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2010.

CONNOR, U.; MAURANEN, A. Linguistic analysis of grant proposals: European Union research grants. English for Specific Purposes, v. 18, n. 1, p. 47-62, 1999.

HYLAND, K. Genre and second language writing. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2005.

LILLIS, T. M. Student writing: access, regulation and desire. London: Routledge, 2001.

MILLER, C. Genre as social action. In: FREEDMAN, A.; MEDWAY, P. (Ed.). Genre and the new rhetoric. London: Taylor & Francis, 1994. p. 23-42.

ROE, S.; DEN OUDEN, P. H. Designs for disciplines: An introduction to academic writing. Toronto: Canada Scholars’ Press, 2003.

STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

STREET, B. V. (Ed.). Cross-cultural approaches to literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

SWALES, J. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge/ New York: Cambridge University Press, 1990.

SWALES, J. Research genres. Oxford: Oxford University Press, 2004.

Téléchargements

Publié-e

2015-05-24

Comment citer

Curry, M. J. (2015). Despertando a consciência de práticas de escrita e gêneros em inglês. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(2), 845–852. Consulté à l’adresse https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/485

Numéro

Rubrique

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas