Despertando a consciência de práticas de escrita e gêneros em inglês

Autores

  • Mary Jane Curry University of Rochester, New York, United States

Palavras-chave:

escrita acadêmica, práticas sociais, abordagens sobre gêneros

Resumo

Este artigo descreve três abordagens para o ensino avançado de gêneros acadêmicos para estudantes de pós-graduação e demais acadêmicos, particularmente aqueles que estão em disciplinas nas áreas de Educação, Psicologia e Ciências/Engenharia. Essas abordagens surgem a partir de abordagens sobre a prática social para o entendimento e ensino da escrita acadêmica. Tais abordagens se relacionam com teorias sobre a escrita. Este artigo discute os tópicos de uma série de workshops sobre escrita, oferecidos para estudantes de pós-graduação na área de Educação, em específico, em um curso sobre gêneros do discurso Communicating Science para doutorandos em Ciência/Engenharia. O artigo também discute uma abordagem heurística no intuito de oferecer suporte para acadêmicos na escrita para publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAZERMAN, C. A relationship between reading and writing: the conversational model. College English, n. 41, p. 656-661, 1980.

BLOMMAERT , J. The sociolinguistics of globalization. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2010.

CONNOR, U.; MAURANEN, A. Linguistic analysis of grant proposals: European Union research grants. English for Specific Purposes, v. 18, n. 1, p. 47-62, 1999.

HYLAND, K. Genre and second language writing. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2005.

LILLIS, T. M. Student writing: access, regulation and desire. London: Routledge, 2001.

MILLER, C. Genre as social action. In: FREEDMAN, A.; MEDWAY, P. (Ed.). Genre and the new rhetoric. London: Taylor & Francis, 1994. p. 23-42.

ROE, S.; DEN OUDEN, P. H. Designs for disciplines: An introduction to academic writing. Toronto: Canada Scholars’ Press, 2003.

STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

STREET, B. V. (Ed.). Cross-cultural approaches to literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

SWALES, J. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge/ New York: Cambridge University Press, 1990.

SWALES, J. Research genres. Oxford: Oxford University Press, 2004.

Publicado

2015-05-24

Como Citar

Curry, M. J. (2015). Despertando a consciência de práticas de escrita e gêneros em inglês. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(2), 845–852. Obtido de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/485

Edição

Secção

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas