Análise da alteridade em Cadernos de Língua Inglesa da Rede Pública

Autores

  • Olena Kovalek Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

alteridade, análise dos Cadernos, interculturalidade

Resumo

No presente artigo, abordamos um dos aspectos culturais que foi elencado em nossa dissertação de mestrado: o desenvolvimento do processo de alteridade no ensino e aprendizagem de língua inglesa (LI). Fundamentamo-nos teoricamente nas reações em face da alteridade, na sala de aula, e nos planos de alteridade (axiológico, praxiológico e epistêmico) na perspectiva de Todorov (1995). Em seguida, fizemos a análise dos Cadernos da rede pública do Estado de São Paulo. Optamos pela análise do Volume 1 (Cadernos do professor e do aluno), da primeira série do ensino médio. A partir da análise, notamos a possibilidade de se abordar a alteridade em algumas atividades encontradas nos Cadernos. Daí, a partir dessa possibilidade, sugerimos atividades que poderiam ser exploradas em sala de aula de LI por meio do trabalho com a alteridade.

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Publicado

24-05-2015

Como Citar

Kovalek, O. (2015). Análise da alteridade em Cadernos de Língua Inglesa da Rede Pública. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(2), 882–894. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/488

Edição

Seção

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas