Oficinas de fanfictions na escola: investigando práticas de revisão e reescrita

Auteurs-es

  • Larissa Giacometti Paris Universidade Estadual de Campinas

DOI :

https://doi.org/10.21165/el.v45i2.587

Mots-clés :

fanfictions, escola, revisão, reescrita

Résumé

A finalidade deste artigo consiste em apresentar parte dos pressupostos teóricos e metodológicos de uma pesquisa de mestrado. Além disso, procura-se analisar dois dados desta investigação referentes às práticas de revisão e reescrita de alunos do Ensino Médio que participaram de uma oficina de produção de fanfictions realizada no contexto escolar. Nela, os discentes escreveram suas narrativas, as quais foram revisadas por um colega e, posteriormente, reescritas por seus escritores, sendo o corpus constituído pelos textos produzidos por estes sujeitos. Foi constatado que, inicialmente, os estudantes utilizavam-se da revisão e da reescrita considerando somente uma higienização do texto, mas que, no decorrer da prática, tais conceitos foram expandidos e ressignificados.

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Biographie de l'auteur-e

Larissa Giacometti Paris, Universidade Estadual de Campinas

Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela mesma universidade.

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Publié-e

2016-11-29

Comment citer

Giacometti Paris, L. (2016). Oficinas de fanfictions na escola: investigando práticas de revisão e reescrita. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 45(2), 441–451. https://doi.org/10.21165/el.v45i2.587

Numéro

Rubrique

Ensino de Língua Materna