Léxico, leitura e livro didático: uma tríade em análise no ensino do português

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DOI :

https://doi.org/10.21165/el.v45i2.732

Mots-clés :

competência lexical, ensino, leitura, livro didático.

Résumé

Diante das poucas evoluções percebidas no tratamento dado ao léxico em materiais didáticos nas últimas décadas, o que repercute negativamente nas habilidades de leitura a serem desenvolvidas por alunos-leitores, o presente artigo visa a explorar possibilidades de se aliar os ensinos de léxico e de leitura a partir de exercícios sobre sinonímia encontrados na obra destinada ao 6º ano do Ensino Fundamental da coleção de livros didáticos de português intitulada “Para viver juntos”. Apoiando-se, assim, na Linguística Textual e nas pesquisas realizadas por Travaglia (2002), Antunes (2003), Dell’Isola (2005), Ferraz (2006) e Elias e Koch (2012), este trabalho pretende contribuir para o desenvolvimento das competências linguísticas de alunos brasileiros.

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Biographie de l'auteur-e

Ana Flávia Torquetti Domingues CRUZ, UFMG

Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG, onde também graduou-se (licenciatura em português). A autora estuda variados vieses relacionados ao ensino do léxico, em especial aqueles que convergem para o ensino de fraseologismos e para a relação entre léxico e leitura.

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Publié-e

2016-11-29

Comment citer

CRUZ, A. F. T. D. (2016). Léxico, leitura e livro didático: uma tríade em análise no ensino do português. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 45(2), 427–440. https://doi.org/10.21165/el.v45i2.732

Numéro

Rubrique

Ensino de Língua Materna