Erros na fala da criança e instâncias subjetivas na sua relação com a língua
DOI :
https://doi.org/10.21165/el.v45i2.785Mots-clés :
aquisição da linguagem, erros, fala da criançaRésumé
Este artigo objetiva refletir sobre alguns erros na aquisição do léxico e da morfologia verbal na fala de uma criança brasileira, durante o processo de aquisição da linguagem. Para interpretá-los, o quadro teórico interacionista é convocado. São enfocados os diálogos em que a criança reformula o seu dizer a partir do efeito de estranhamento (ou surpresa) que o erro em sua fala produz na fala do outro. São analisadas as situações: a) em que ao reformular o seu dizer, a escuta da língua não é sinalizada na fala da criança e b) em que ao reformular o seu dizer, a escuta da língua é sinalizada na fala de M. Argumenta-se que esses fenômenos permitem ilustrar instâncias subjetivas que identificam a posição da criança na sua relação com a língua.Téléchargements
Références
BELTRÃO, F. R. C.; CARVALHO, G. A singularidade do papel do outro na aquisição de linguagem de crianças abrigadas. Psicologia: teoria e prática, São Paulo, v.10, n.1, p. 79-94, 2008.
CASTRO, M. F. P. Sobre a interpretação e os efeitos da fala da criança. Letras de Hoje, Porto Alegre, v.33, n.2, p. 81- 87, 1998.
CASTRO, M. F. P. Sobre o (im)possível esquecimento da língua materna. In: LIER-DE-VITTO, M. F.; ARANTES, L. (orgs.). Aquisição, Patologias e Clínica de linguagem. São Paulo: Editora PUC-SP EDUC, 2006. p. 135-148.
DE LEMOS, C. G. Sobre a aquisição da linguagem e seu dilema (pecado) original. Boletim da Abralin, n.3, p. 97-126, 1982.
DE LEMOS, C. G. Los processos metafóricos y metonímicos como mecanismo de cambio. Substratum, n.1, p. 121-135, 1992.
DE LEMOS, C. G. Desenvolvimento da linguagem e processo de subjetivação. Comciência, São Paulo, 10 ago. 2001. Disponível em: <http://www.comciencia.br/reportagens/linguagem/ling17.htm#notas>. Acesso em: 20 abr. 2016.
DE LEMOS, C. G. Das vicissitudes da fala da criança e de sua investigação. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, n.42, p. 41-69, 2002.
DE LEMOS, C. G. Uma crítica (radical) à noção de desenvolvimento na Aquisição da Linguagem. In: In: LIER-DE-VITTO, M. F.; ARANTES, L. (orgs.). Aquisição, Patologias e Clínica de linguagem. São Paulo: Editora PUC-SP EDUC, 2006. p. 21-32.
FIGUEIRA, R. O erro como dado de eleição nos estudos de aquisição da linguagem. In: CASTRO, M. F. C. (org.). O método e o dado no estudo da linguagem. Campinas: Editora da UNICAMP, 1996. p. 55-86.
FIGUEIRA, R. Quando reflexividade e aquisição da linguagem se encontram: jogos, réplicas e reformulações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ALFAL, XV, 2008, Montevidéu. Anais... Montevidéu: ALFAL, 2008, CD do evento.
JAKOBSON, R. Linguística e Comunicação. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1969 [1963]. 162 p.
JAKOBSON, R. Ensayos de Linguística General. Tradução de J. Pujol e J. Cabanes. Barcelona: Editorial Seix Barral, 1974. 406 p.
KARMILOFF-SMITH, A. From meta-processes to conscious access: evidence from children metalinguistics and repair data. Cognition, v.23, p. 95-147, 1986.
LIMA. G. A. A fala da criança e seus efeitos no adulto interlocutor. Cadernos do CNLF, Rio de Janeiro, v. XI, n.2, t.2, p. 1924-1934, 2010.
MALDONADE, I. R. Erros na aquisição de verbos com alternância vocálica: uma análise sócio-interacionista. 1995. 211 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
MALDONADE, I. R. Erros na aquisição da flexão verbal: uma análise interacionista. 2003. 167 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
MALDONADE, I. R. Erros na aquisição da flexão verbal: reflexividade e constituição do paradigma verbal. Estudos Linguísticos, São Paulo, v.39, n.2, p. 462-476, 2010.
MALDONADE, I. R. Algumas considerações sobre o erro e a autocorreção no processo de aquisição da linguagem. Estudos Linguísticos, São Paulo, v.40, n.2, p. 539-552, 2011.
MALDONADE, I. R. O erro e a autocorreção na relação da criança com a língua. Estudos Linguísticos, São Paulo, v.41, n.2, p. 403-418, 2012.
MALDONADE, I. R. Universal e singular: instâncias da língua na fala da criança. In: DA HORA, D. et al. (orgs.). ALFAL 50 anos: contribuições para os estudos linguísticos e filológicos. João Pessoa: Ideia, 2015. p. 1622-1649.