Segmentação não-convencional de palavras em textos de alunos de quinta série do Ensino Fundamental: uma análise prosódica

Autores

  • Fabiana Cristina Paranhos

Palavras-chave:

prosódia, convenções ortográficas, oralidade, letramento.

Resumo

Neste artigo analisamos segmentações não-convencionais de palavra encontradas em seis diferentes produções escritas, de alunos de sexto ano (antiga quinta série) do Ensino Fundamental. Por meio de análises quantitativa e qualitativa, buscamos descrever as características prosódicas que podem ter motivado as híper e as hipossegmentação de palavras encontradas nos 606 textos investigados. Apresentamos evidências, a partir das estruturas prosódicas identificadas no córpus, de ser a grafia dos elementos clíticos um desafio aos alunos do sexto ano do EF. A respeito da que classe gramatical a pertencem os clíticos grafados não-convencionalmente, concluímos que essas grafias dizem respeito à dificuldade desses alunos em grafar categorias gramaticais expressas por monossílabos não-acentuados, como por exemplo, preposições (“em, de, com”) e pronomes (“me, lhe, lo”).

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Publicado

04-04-2016

Como Citar

Paranhos, F. C. (2016). Segmentação não-convencional de palavras em textos de alunos de quinta série do Ensino Fundamental: uma análise prosódica. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(2), 583–593. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/950

Edição

Seção

Aquisição da Escrita