Aspectos (inter) culturais na análise de atividades de um livro didático de língua inglesa vinculada à proposta de mudanças
Mots-clés :
língua-cultura, livro didático, interculturalidade.Résumé
A relevância e a necessidade de inclusão dos aspectos culturais no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa vêm proporcionando vários estudos na área de Linguística Aplicada. Esse fato justifica-se na medida em que o ensino e aprendizagem de línguas não deve ser desvinculado dos seus aspectos linguísticos. Dessa forma, neste artigo, partimos do desenvolvimento da abordagem comunicativa sustentada pelo conceito de competência comunicativa e consideramos a divisão de competências proposta por Canale (1983, apud Viana, 2003) para, então, destacarmos a competência sociolinguística. Esta competência influenciou o ensino e aprendizagem de LE por considerar que os alunos, além do conhecimento gramatical, devem desenvolver também a habilidade de saber usar a língua de maneira socialmente e culturalmente apropriada. Então, o professor deve auxiliá-los num processo intercultural em sala de aula (BARBOSA, 2007; BYRAM; GRIBKOVA; STARKEY, 2002; VIANA, 2003). Dessa maneira, analisamos uma unidade inserida num livro didático de Língua Inglesa, usado em cursos de idiomas, que propõe atividades interculturais e propomos mudanças em algumas dessas atividades que se dizem interculturais, mas que não sustentam essa dimensão intercultural.Téléchargements
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Publié-e
2016-04-04
Comment citer
Kovalek, O. (2016). Aspectos (inter) culturais na análise de atividades de um livro didático de língua inglesa vinculada à proposta de mudanças. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(2), 783–797. Consulté à l’adresse https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/966
Numéro
Rubrique
Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas